QUERATINA: ALIADO OU INIMIGO?

Hey meninas, tudo bem? Neste post vamos falar sobre um dos maiores erros cometidos por nós!

Vamos entender melhor sobre a Queratina?!

* 90% dos nossos fios é feito de Queratina

A Queratina é a principal proteína formadora dos pelos, cabelos e unhas, responsável por manter a integridade do nosso fio, mantendo ele forte e saudável.
Mas nós sabemos bem que nem tudo são flores e você precisa tomar muito cuidado!
Ela precisa estar no nível CORRETO. Ou seja: Queratina demais também estraga o cabelo!

* Qual a maneira correta de usar?

Seja cabelo elástico, cabelo saudável, quimicamente tratado... Qualquer um! Todos precisam da dose certa de queratina nos fios, ou ele ficará rígido demais e irá quebrar por isso! Sabe aqueles cabelos grossos, sem balanço nenhum, grosso, DURO MESMO? Pode ser que esse cabelo esteja com excesso de queratina.

Passar toda semana não vai adiantar, faça em intervalos maiores e nunca se esqueça: um cabelo que precisa de salvação, é um cabelo que precisa de HNR, e não só a reconstrução, ok?!
O correto é de duas a três vezes ao mês.
Se seu cabelo está danificado, quebradiço e precisa de força, use de 15 em 15 dias.
Se seu cabelo não está danificado, mas você tem um cabelo quimicamente tratado, use 1 vez por mês para manter o cabelo forte e saudável! (E não se esqueça das hidratações e nutrições viu?!)
Se o seu cabelo é um dos raros no nosso querido(não tão querido) Brasil, que é virgem, faça de 2 em 2 meses, ou até mais!!! Depende do seu cabelo e do quanto você usa outros fatores, como chapinha, babyliss, lavar o cabelo com água muito quente...


* Sabe aquele famoso cabelo chiclete?

Este é o estágio que seu cabelo está gritando por socorro!! Com certeza ele precisa de tratamentos com queratina pra restabelecer a força que ele perdeu, normalmente pela soma de produtos químicos mais os fatores comuns do nosso dia a dia.

Cabelo emborrachado


- Uso em cabelos elásticos: 

Se seu cabelo está borrachinha, descoloriu demais e o tadinho não aguentou, se joga na queratina amiga! Você está liberada para usar UMA VEZ POR SEMANA.! Não se esqueça de manter as hidratações e as nutrições também, ok? (considerando 2 a 3 lavagens por semana)
E apenas enquanto ele estiver elástico, se você sentir diferença na estrutura dele pode parar por aí ou vai piorar as coisas! E vai aumentando o intervalo, troque para 10 dias(ou se preferir dizer, 3 vezes ao mês) Assim que sentir ele encorpar novamente, USE APENAS DE 15 EM 15 DIAS.


- Tipos de queratina:

QUERATINA HIDROLISADA
É uma proteína com baixo peso molecular composta por uma sequência de 18 aminoácidos interligadas por pontes de hidrogênio, salina e dissulfeto. Por seu baixo peso, penetra com muita facilidade nos fios e geralmente são muito concentradas.

QUERATINA VEGETAL
Feita por uma mistura de aminoácidos livres de plantas, extraídas do arroz, trigo, milho, soja e algas... Agindo como protetor e fortalecedor da fibra capilar, é a queratina mais próxima da queratina natural encontrada em nossos cabelos. A Queratina vegetal é encontrada nas formas hidrolisada e hidrogenada também.

QUERATINA HIDROGENADA
É a com menor concentração geralmente encontrada em vários produtos de manutenção como máscaras e kits de reconstrução encontrados em farmácias ou perfumarias
Se seu cabelo precisa de uma reconstrução potente, essa não é a escolha correta.
Mesmo sendo uma queratina menos potente que as outras, o uso diário ou com muita frequência também não é aconselhado!.

Também existe a queratina líquida para processos de cauterização e nanoqueratinização que será assunto para outro post mais específico sobre elas.

É isso meninas, espero que tenha sido útil e que esclareça bastante pra vocês!
Não se esqueçam de nos seguir no Instagram: Cade meu body, Suh, Ana.

Comentários

MAIS POPULAR NO BLOG!